A obra será realizada em dois lotes, um ligando Quixaba/Passagem ao entroncamento da BR-230, numa extensão de 37 km; e outro ligando Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúnas e acesso a Passagem, com 39,3 km e mais 8 km que serão restaurados entre a BR-230 a Assunção. “Essa é uma das maiores obras do Programa Caminhos da Paraíba que vai possibilitar o encontro de seis municípios que hoje são isolados do desenvolvimento”, ressaltou Ricardo Coutinho.
Com a obra, o Governo do Estado contempla uma população de 117.141 habitantes e começa a realizar um sonho de mais de 50 anos para os moradores de uma região que ficou isolada, principalmente após a inauguração da BR-230, que passa por Junco do Seridó e por Santa Luzia.
Ricardo Coutinho afirmou que sem asfalto estes municípios ficam praticamente parados no tempo, pois não chega o comércio nem empresas, “mas estamos quebrando este ciclo com um projeto ambicioso que levará o asfalto a todas as cidades isoladas. Isso significa desenvolvimento, dignidade e respeito”, destacou.
Carlos Pereira informou que as obras de pavimentação, restauração e rejuvenescimento executadas, em andamento, em licitação e programadas já chegam a 1.556 km, dos quais 701 km foram concluídos; 602 km estão em andamento e 256 km programados em fase de elaboração de projeto executivo. “É o maior programa de construção de estradas do Nordeste”, comemorou.
Os prefeitos de Passagem, Cacimba de Areia, Salgadinho, Desterro, Tenório, Santa Luzia, Olho D’água, Areia de Baraúna, Quixaba e Passagem participaram das solenidades de assinatura das ordens de serviço, além dos deputados Antônio Mineral e Domiciano Cabral, secretários de Estado e lideranças de vários municípios da região.
O deputado Antônio Mineral lembrou que desde a sua infância, no sitio Caiçara, em Areia de Baraúna, já se falava da importância de se construir uma estrada ligando Patos a Assunção. “Neste tempo não sabia sequer o que era um asfalto, mas Deus me abençoou a lutar por esta obra como vereador, prefeito de Areia de Baraúna e ter como deputado assinado o primeiro requerimento pedindo ao governo a sua execução. Muitos duvidaram que seria feita, mas Ricardo Coutinho mostrou que é um homem de palavra e já iniciou a obra mais importante desta região”, afirmou.
Geraldo da Nóbrega, morador da zona rural de Salgadinho, afirmou que a estrada é uma benção de Deus porque todos sonhavam com a obra desde 1950. “Quando tinha 14 anos várias personalidades políticas já prometiam o asfalto. O tempo passou e hoje com quase 80 anos vejo a estrada ser iniciada. É uma realização para mim e para todo o povo desta região”, disse emocionado.
Bem mais jovem, a estudante Paloma Aquino, de 11 anos, fez um depoimento que emocionou a todos. Ela agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela água, pela estrada, pela escola construída e pelo ônibus escolar, mas principalmente por lembrar de uma gente com tantas necessidades. “É um momento feliz de nossas vidas e a demonstração de que neste governo o sonho do povo pode se tornar realidade”, discursou.
Postar um comentário
Obrigado!