Poesias, crônicas, contos e dramaturgia escritas por: Geraldo Bernardo, tendo como cenário o sertão, seus personagens e mitos.


Home » » FORRÓ DA CAGANEIRA

FORRÓ DA CAGANEIRA

Escrito por : Geraldo Bernardo em domingo, 29 de julho de 2018 | 6:49 AM




Trago na minha lembrança
com ternura e emoção
um forró que fui no sertão
quando ainda era criança.
Nessa noite enchi a pança
até ficar “empererado”
como se dizia no passado.
Sentei no chão da cozinha
comi: arroz, peru, galinha
e lombo de porco assado.

Foi uma grande fartura
da qual jamais esquecerei.
Comi abacaxi que cansei.
Queijo com rapadura
comi até dar gastura.
Deram-me um pirulito
mastiguei até o palito
pois, até então eu não conhecia
aquela gostosa iguaria
que me deu tio Zé Brito.

João de Pedro Teodoro
recebia os convidados
que chegavam animados
e falava: - É aqui que moro
e agora também meu “noro”.
Era o seu modo mais tenro
de referir-se ao genro.
- Tome logo uma aguardente
que é para queimar o dente –
dizia – é só o que lhe imploro.

Era um sujeito bonachão
a todo mundo recebia
naquela enorme alegria
de encher qualquer coração.
Bonito era o pavilhão.
O chão plano e bem malhado
varrido e depois aguado,
no meio um mastro fornido
de onde saía colorido
e fitas até o telhado.

A festa estava animada
os pares dançavam e suavam
os bêbados se “escornavam”
já era alta madrugada
quando se ouviu uma zoada
até hoje ninguém entendeu
o que de fato aconteceu.
Não se foi um tal de Buranha,
que era um reformado meganha
que fez o que fez e deu o que deu.

O cabra começou a atirar
e o que foi de gente correu.
era carro cantando pneu,
o que era de mulher a gritar,
valente no chão deitar,
só se ouvia a “estraladeira “
e gente sumir na poeira.
O pior aconteceu comigo.
Tive tanto medo, meu amigo,
que me deu caganeira.












Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Obrigado!

Video - Vale dos Dinossauros

Arquivo do blog

Seguidores

Facebook

Postagens populares

Tempo Agora

Total de visualizações

 
Suporte : Tradução e Edição | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. Matuto Beradeiro - Todos os direitos reservados
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Tecnologia : Blogger