Poesias, crônicas, contos e dramaturgia escritas por: Geraldo Bernardo, tendo como cenário o sertão, seus personagens e mitos.


Home » » Mesmo que eu gastasse toda poesia seria pouco para lembrar a minha vó.

Mesmo que eu gastasse toda poesia seria pouco para lembrar a minha vó.

Escrito por : Geraldo Bernardo em domingo, 5 de agosto de 2018 | 8:18 AM


 

Ir no serrote colher barro branco
pra depois fazer pote e panela.
Tomar chá de capim santo ou canela
das touças nascidas no barranco.
Aprender a ser honesto, leal, justo e franco
compartilhar e jamais pensar em si só.
Certas lembranças dão na goela um nó.
Eu queria ter herdado a sua sabedoria.
Mesmo que eu gastasse toda poesia
seria pouco para lembrar a minha vó.

Plantou o algodão pra fiar e fazer a rede
cultivou arruda, alho, hortelã e alecrim,
fazia do mel da rapadura alfenim,
tinha imagens de santos na parede,
e fazia limonada pra matar a sede.
Ensinou-me citando o exemplo de Jó,
que viemos do pó e voltaremos ao pó,
Era uma das coisas que mais me dizia.
Mesmo que se gaste toda poesia
é muito pouco pra lembrar a minha vó.

Tinha o leve odor da palha queimada,
do seu cigarro fininho preso nos lábios.
O rosto enrugado como dos sábios.
A sua cabeleira era toda branqueada
com óleo de coco era bem tratada.
No meio da marrafa prendia o cocó.
Quem errava ia no mato cortar um cipó
e conhecia toda sua metodologia.
Ainda que eu gastasse toda poesia,
seria pouco para lembrar a minha vó.

Torrava café em caco de alguidar.
A Vigorelli num canto da sala.
Uns dois ou três vestidos numa mala
e estava sempre pronta pra ajudar,
o resguardo das noras, com elas ia ficar.
Fazia um gostoso pirão de corró.
Comida ruim ela chamava groló.
Lembro-me dela quase todo dia
e nem que eu consumisse toda poesia
era quase nada para lembrar minha vó.

Vozinha! Era assim que os netos a chamavam.
Referência moral em toda região.
Criou a filharada na maior retidão
e ao que ela dizia todos respeitavam.
No São João ou dezembro, se juntavam,
era fartura: geleia de mocotó,
bolo de arroz, tapioca e pão de ló.
Plantou-me na ideia sua filosofia
e nem se eu tentar escrever toda poesia
ainda será pouco pra lembrar minha vó.

Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

05/08/2018, 21:11

Nossa! Muito lindo, eu lia como se estivesce vendo a vozinha na minha frente.

06/08/2018, 04:39

Muito Obrigado.

Postar um comentário

Obrigado!

Video - Vale dos Dinossauros

Arquivo do blog

Seguidores

Facebook

Postagens populares

Tempo Agora

Total de visualizações

 
Suporte : Tradução e Edição | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. Matuto Beradeiro - Todos os direitos reservados
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Tecnologia : Blogger