Poesias, crônicas, contos e dramaturgia escritas por: Geraldo Bernardo, tendo como cenário o sertão, seus personagens e mitos.


Home » » SENTIMENTO DE VINGANÇA

SENTIMENTO DE VINGANÇA

Escrito por : Geraldo Bernardo em domingo, 12 de agosto de 2018 | 7:44 AM



           

Galdino Bernardo da Silva, um homem!
Era meu pai, cidadão, trabalhador,
Iletrado, um matuto sonhador.
Por sua memória muitos ainda sofrem
e o que aqui digo aqui talvez nem gostem.
Sincero! Com ele não havia enrolação
Não gostava de fricote ou babação
De paz e de bem só ofendia ao que comia.
Se fosse vivo, seria uma alegria
Mas, hoje só me resta dor e indignação.

Foi no dia dezesseis de novembro
Do ano mil novecentos e noventa e um,
Assassinado sem ter feito mal algum,
Do dia e da má hora sempre me lembro
Pois, é como se me faltasse um membro,
Uma bússola para dar orientação,
Um ombro forte de apoio e sustentação.
A família ficou sem prumo e sem guia.
Hoje, quem tem pai vivo, é dia de alegria.
Para mim só há tristeza e indignação.

O assassino fugiu e foi protegido
Por quem meu pai não negava voto
Os Gordos, povo a quem era devoto,
Ajudaram a proteger o tal bandido
Que fugiu de Sousa protegido
Com apoio do canalha Inaldo Leitão
Levado para as bandas do Maranhão.
Disto tudo tenho ódio, não esqueço um dia
Hoje, quem tem pai vivo, goza alegria.
Para mim só há tristeza e indignação.

Quem quiser saber se isto é verdade
Nem carece pesquisa apurada
Pergunte aos companheiros de enxada
Amigos de meu pai, o defendem com alarde.
Esta injustiça em peito é o que mais arde,
A covardia, fraqueza e grande traição
De gente por quem ele tinha devoção
E o abandonaram quando não devia.
Se para muitos, dia dos pais é alegria.
Para mim é só tristeza e indignação.

Não gosto de justiça ou advogado
Da gente só queriam ter proveito
Davi da Civil disse que dava um jeito
Mas, antes eu devia pagar-lhe adiantado
Para trazer o homicida algemado.
Alguns até acham que cometi ingratidão
Porque não vinguei com minha própria mão
sou apenas um poeta, a morte não é meu guia.
Hoje muitos vivem mais um dia de alegria
enquanto eu sinto tristeza e indignação.

Os antigos inquilinos do Doutor Zezé
Além de amigos eram também fregueses
A quem meu pai serviu inúmeras vezes
Quando um vizinho lhe indagava quanto é?
Ele dizia: qualquer coisa pro café.
Pessoa humilde, não foi preso a tostão
Pela vida só conheceu a servidão
Agricultor, oleiro e fabricante de pia
Hoje muitos vivem mais um dia de alegria
enquanto eu sinto tristeza e indignação.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Obrigado!

Video - Vale dos Dinossauros

Arquivo do blog

Seguidores

Facebook

Postagens populares

Tempo Agora

Total de visualizações

 
Suporte : Tradução e Edição | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. Matuto Beradeiro - Todos os direitos reservados
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Tecnologia : Blogger