Poesias, crônicas, contos e dramaturgia escritas por: Geraldo Bernardo, tendo como cenário o sertão, seus personagens e mitos.


Home » » ORIGENS

ORIGENS

Escrito por : Geraldo Bernardo em terça-feira, 1 de agosto de 2017 | 3:14 AM



Nasci lá, num sovaco de serra
Conhecido como Logradouro.
Nascer ali pra mim foi um tesouro.
Aprendi desde cedo lavrar a terra
Alegrar-se com o bezerro que berra.
Onde nossos nativos viveram um dia
Antes da invasão e de virar sesmaria
Nas mãos de assassinos portugueses
Gananciosos criadores de reses
Que vieram trazendo sua escravaria.

Sou fruto do sertão paraibano
Sobrevivente e miscigenado.
Primogênito de pai explorado
Pela meia da colheita a cada ano.
Minha mãe era quem costurava o pano
Da rica roupa do esnobe patrão
Comprado com o ganho da exploração.
As mãos de meu pai eram fartas em calo
Mas, o coronel vivia no regalo
Usufruindo da riqueza do algodão.

Meu pai nunca foi alfabetizado
Mas, tinha noção do seu direito.
Vivia mudando-se de eito em eito.
Nunca foi um sujeito acomodado
Trabalhava de sol a sol no alugado;
Fazia tijolos, queimava caieira
Mas, sempre acabava em bebedeira.
O refúgio de negros, pobres ou nobres
Que, sem rima, sem métricas e cobres
Os iguala uma pinga de primeira.

Quando menino perambulei
Pela: Varjota, Caiçara e Estreito
Não havia doce picolé ou confeito;
Na Malhada Grande quase afoguei
E de novo ao Logradouro voltei.
De brincadeira só enxada tinha
E meu lanche era um pirão de farinha.
Meu pai e minha mãe doze geraram
Inanição e sarampo seis levaram
pra cova rasa como madrinha.

Relato, talvez, uma poesia amarga
Ao falar de meu tempo de criança.
Só quero ser honesto com a lembrança
E nem desejo maldizer esta carga.
Pois, a miséria que vivi mais alarga
O meu jeito de na vida proceder.
Pois, aprendi que na essência não é só o ter
Que o mesmo sem luta não tem valor.
Pois, se sou artista, poeta e lutador
Foi a estrada a maior lição do meu viver.


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Obrigado!

Video - Vale dos Dinossauros

Arquivo do blog

Seguidores

Facebook

Postagens populares

Tempo Agora

Total de visualizações

 
Suporte : Tradução e Edição | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. Matuto Beradeiro - Todos os direitos reservados
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Tecnologia : Blogger